A Torre Negra

Autor: Stephen King


01- O Pistoleiro


Roland Deschain é o ultimo dos pistoleiros de seu mundo. Seu objetivo é a busca obstinada pela Torre Negra, dita como o eixo de todo o tempo e espaço. Acreditando que um mago, apelidado de "Homem de Preto", possui indicações para seu destino, o pistoleiro o persegue deserto afora. Pelo caminho, Roland passa por inúmeros perigos e conhece Jake, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer na Nova York de 1977. O livro conclui com o Homem de Preto sendo alcançado e revelando fatos importantes sobre o destino de Roland e sua busca, tirando a sorte do pistoleiro através de cartas de tarô. São revelados: O Enforcado, O Marinheiro, O Prisioneiro, a Dama das Sombras e A Morte, A Torre, e a sétima carta, A Vida. É sobre a profecia dessas cartas que o próximo volume da saga se baseia, enquanto Roland progride em sua jornada.



02- A Escolha dos Três


As cartas revelam aqueles que Roland deverá escolher para ajudá-lo em sua busca: O Prisioneiro, A Dama das Sombras e A Morte. Roland encontra três portas que o levam do Mundo Médio para três épocas diferentes. A primeira o transporta a 1987 e a Eddie Dean, um viciado em heroína. É O Prisioneiro, refém de seu vício. A segunda o transporta à mesma cidade, à década de 1960. A Dama das Sombras que Roland encontra é Odetta Holmes, uma ativista política cuja dupla identidade corresponde à Detta Walker, rebelde e cleptomaníaca. A terceira porta o leva a 1977, onde encontra Jack Mort, A Morte. Jack é um assassino inescrupuloso, responsável pela primeira morte de Jake. Durante seu domínio sobre Jack, o pistoleiro conseguiu evitar a morte de Jake, criando duas linhas de tempo diferentes em sua cabeça e na do menino. Ambos começam a ser dilacerados por essa dualidade, que será um dos temas principais do próximo livro.



03- As Terras Devastadas


Ao lado de Roland, estão Eddie e Susannah, nova identidade da Dama das Sombras. Após derrotarem Shardik, um urso gigante que atacara Eddie, os três seguem a trilha de destruição deixada pela criatura e encontram um dos doze portais que os levará até a Torre Negra. Seguindo o caminho, os três chegam ao Mundo Médio. Enquanto isso, em Nova York, Jake Chambers encontra a rosa e a chave, foge de casa e consegue atravessar ao outro mundo, juntando-se a Roland novamente. O Ka-tet segue caminho e chega à cidade devastada de Lud, um mar de destruição governado por duas facções inimigas. Depois de enfrentar uma série de perigos, o grupo é obrigado a encarar uma charada para ter acesso ao monotrilho. Blaine é um trem com inteligência artificial extremamente avançada que pretende se matar. Mas adora adivinhações. Roland propõe um acordo: se conseguirem vencer Blaine em um jogo de adivinhações, Blaine terá que levá-los até seu destino. Se não, Blaine poderá se matar levando todos com ele.


04- Mago e Vidro


A estranha e inesquecível odisséia de Roland de Gilead em busca da Torre Negra continua. No quarto volume da série imaginada por Stephen King, novos perigos ameaçam o destino de Roland. Mago e Vidro retoma a eletrizante narrativa interrompida em As Terras Devastadas. Depois de enfrentar a terrível ameaça do monotrilho Blaine, o último pistoleiro e seus seguidores desembarcam na cidade de Topeka, no Kansas, e retomam o caminho do Feixe de Luz que conduz à Torre Negra. Roland revela então aos companheiros a história de seu passado, e a trágica perda de seu grande amor de juventude, a bela Susan Delgado. 
Inspirada no universo imaginário de J.R.R. Tolkien, no poema épico do século XIX "Childe Roland à Torre Negra Chegou" e repleta de referências à cultura pop, às lendas arturianas e ao faroeste, a série em sete volumes A Torre Negra mistura ficção científica, fantasia e terror numa narrativa que forma um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporânea.


05- Lobos de Calla


O herói Roland continua sua saga em direção à Torre Negra, centro de todo tempo e todo espaço. Em Lobos de Calla, ele e seu grupo de pistoleiros vão parar na cidade de Calla, que está prestes a ser atacada pelos Lobos — cavaleiros mascarados que surgem uma vez a cada geração para roubar metade das crianças do local e devolvê-las semanas depois, física e mentalmente incapacitadas. Enquanto isso, na Nova York de 1977, a Corporação Sombra planeja atacar o terreno baldio onde floresce a Rosa, manifestação da Torre Negra no mundo atual.


06- Canção de Susannah


Inspirada no universo imaginário de J.R.R. Tolkien e repleta de referências à cultura pop, às lendas arturianas e ao faroeste, a série A Torre Negra mistura ficção científica, fantasia e terror numa narrativa que forma um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporânea. Seus sete volumes reúnem todos os temas sobre os quais Stephen King escreveu ao longo de sua carreira, até o limite da metaficção quando, em "A canção de Susannah", a vida real do próprio autor se mistura à trama do livro."Eu já escrevi romances e contos suficientes para lotar o sistema solar da imaginação - mas A Torre Negra é o meu Júpiter – o planeta que brilha mais do que todos os outros. Eu me dei conta de que os livros desta série contêm todos os outros que já havia criado", define o autor.King começou a escrever a coleção quando ainda era um estudante universitário, na década de 1970. O primeiro volume, "O pistoleiro", foi publicado inicialmente em capítulos na revista de ficção científica "The Magazine of Fantasy and Science Fiction". Relançado em 1982 em forma de livro, foi seguido por "A escolha dos três" (1987), "Terras devastadas" (1991) e "Mago e vidro" (1997).


07- A Torre Negra


Ambientada em um mundo extraordinário, repleto de imagens magníficas e personagens inesquecíveis, a série "A Torre Negra" é diferente de qualquer outra leitura. O sétimo e último volume é uma porta que se abre para as extensões mais longínquas da imaginação de Stephen King. "O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás". A série começa com essa frase de assinatura, imortalizada no papel quando Stephen King tinha 19 anos e fazia faculdade. Foi numa aula sobre os poetas românticos que o es-critor conheceu o poema épico "Childe Roland to the Dark Tower Came", do inglês Robert Browning, uma das principais fontes de inspiração da série "A Torre Negra", além da trilogia O Senhor dos Anéis e do filme "The Good", "The Bad and the Ugly" (Três Homens em Conflito).Partindo dessas fontes, King percorreu um longo caminho, cheio de portas e mundos, que aqui chega ao fim — ou será que é o começo? Neles, o pistoleiro Roland é obcecado por uma enorme corrente de energia que emana da torre que ele busca, e que precisa ser resgatada, pois está enfraquecendo.


08- O Vento Pela Fechadura


Em “O vento pela fechadura”, Stephen King retorna ao Mundo Médio, cenário da “A Torre Negra”. O novo livro encaixa mais uma peça no vasto quebra- cabeças que cerca a saga, oferecendo lendas e histórias fantásticas de Gilead, ao mesmo tempo em que investiga o passado doloroso do pistoleiro Roland Deschain. No meio do caminho entre o Palácio Verde e Calla, o pistoleiro Roland Deschain e seu ka-tet — Jake, Susannah, Eddie e Oi, o trapalhão — são obrigados a acampar numa cidade fantasma. Caso contrário, seriam congelados com a chegada súbita e mortal de uma borrasca, tempestade única ao Mundo Médio. Para afastar o tédio da espera, Roland distrai o grupo com uma história de seu passado. Porém, no centro dessa lembrança, o jovem Roland, do passado, também narra uma fábula de sua infância, registrada em seu livro favorito: “O vento pela fechadura”. A lenda do menino Tim e suas aventuras em busca do mago Merlyn acabam revelando muitas verdades sobre Gilead, o Mundo Médio e o Pistoleiro.


0 comentários:

Postar um comentário